Vista da cidade de Natal à noite
Natal

Todas as dicas de viagem de Natal

Confira as principais dicas para ajudá-lo a organizar a sua viagem a Natal, a capital do Rio Grande do Norte. Dicas sobre hospedagem, passagens aéreas, seguro viagem, passeios, compras, pontos turísticos, vida noturna e tudo que você precisa saber para planejar sua viagem a Natal.

Barco na praia em Natal

E se você vai viajar para Natal, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem a Natal. São várias dicas para montar toda sua viagem e que vão fazer você economizar MUITO em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos e poder aproveitar ainda mais. Agora veja todas as dicas de viagem de Natal.

1. Dicas de quando viajar para Natal

Natal é um dos destinos mais famosos e lindos do Nordeste. Assim como as outras cidades, ela não é muito dividida entre “verão/inverno”, já que a temperatura não varia muito ao longo do ano e mesmo no meio do ano (ou seja, no inverno) dá para curtir suas praias. A divisão então é feita entre épocas de chuva (mais nublada e molhada – meio do ano) e seca (mais quente e geralmente mais cara – fim do ano).

A melhor época para viajar é a de seca, já que você dificilmente perderá um dia de viagem por uma chuva ou tempo nublado. Normalmente, ela vai da segunda quinzena de agosto até a segunda dezena de março. Você pode conferir mais dicas em nossas matérias sobre clima e temperatura em Natal e em relação à Tábua de Marés em Natal.

Pôr do sol nas falésias em Natal

Quando é alta temporada em Natal?

A alta temporada em Natal ocorre essencialmente no verão, e especialmente no período de férias escolares, indo do início de dezembro até o fim do Carnaval e no mês de julho. Durante esse período, as passagens aéreas e hotéis ficam bem mais caros, e há muito mais turismo na cidade (portanto, os passeios, atrações e pontos turísticos ficam mais cheios).

O mesmo acontece durante os feriados prolongados do Brasil, especialmente Carnaval e Páscoa. Se quiser pegar os lugares mais tranquilos e não gastar tanto, tente viajar em meses de média e baixa temporada, fugindo de feriados.

Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:

  • 01/01: Ano Novo (feriado nacional)
  • 06/01: Dia de Santos Reis (feriado municipal)
  • Determinadas datas no início do mês de janeiro: Folia de Santos Reis (festa religiosa que sai em procissão pela cidade)
  • Fevereiro ou março: Carnaval (feriado nacional com data móvel)
  • Determinadas datas entre o final de novembro e início de dezembro: Carnatal (um carnaval fora de época com micaretas e shows de cantores renomados)
  • 25/12: Natal (feriado nacional)
  • 31/12: Véspera de Ano Novo (data comemorativa, ponto facultativo)

Nascer do sol na praia de Ponta Negra em Natal

Meses de média-baixa temporada em Natal

Por se tratar de uma cidade turística e do Nordeste, onde sempre é quente, dificilmente Natal estará completamente vazia em algum mês. O seu período de média e baixa temporada acontece essencialmente durante o outono, inverno e primavera (de março até meados de novembro, exceto julho que, por ser férias escolares, é considerado alta temporada na região).

É quando as temperaturas ainda estão agradáveis para passear, mas há menos gente na cidade (com exceção dos feriados). Esse é um bom período para viajar, mas fique atento às chuvas, que costumam aparecer especialmente entre abril e junho.

Eventos e feriados que acontecem nessas épocas:

  • Março ou abril:
    – Sexta-feira Santa (feriado nacional com data móvel)
    – Páscoa (feriado nacional com data móvel)
  • 21/04: Dia de Tiradentes (feriado nacional)
  • 01/05: Dia do Trabalho (feriado nacional)
  • 14/05: Dia das Mães (data comemorativa)
  • Determinadas datas de junho: Corpus Christi (feriado nacional com data móvel; ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade)
  • 12/06: Dia dos Namorados (data comemorativa)
  • 24/06: Dia de São João (apesar da data comemorativa ser fixa, as festas podem ser feitas em dias variados)
  • 13/08: Dia dos Pais (data comemorativa)
  • 07/09: Independência do Brasil (feriado nacional)
  • 03/10: Mártires de Cunhaú e Uruaçu (feriado estadual)
  • 12/10: Dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
  • 02/11: Dia de Finados (feriado nacional)
  • 15/11: Proclamação da República (feriado nacional)
  • 21/11: Dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade de Natal (feriado municipal)

Paisagem da praia em Natal no Rio Grande do Norte

2. Dicas para a hospedagem em Natal

Outra dica para uma viagem a Natal é saber como escolher a sua hospedagem. E para isso há dois itens essenciais: local de hospedagem e tipo de hospedagem.

  • Como escolher onde ficar em Natal:

A região de Ponta Negra é a mais procurada pelos turistas que visitam Natal. É bastante popular por abrigar a melhor praia da cidade, de mesmo nome, e contar com uma grande diversidade de hospedagens. Além disso, possui uma excelente localização, com muitos restaurantes, bares e comércios ao redor. O bairro de Ponta Negra é separado em duas áreas de hospedagens, sendo a primeira próxima à praia, com construções mais antigas e baixas.

Bairro Ponta Negra em Natal

Já a segunda área de hospedagens em Ponta Negra está no trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire localizado nesse bairro. Ela possui uma distância de algumas quadras da Praia de Ponta Negra e hotéis maiores e mais novos. É a opção ideal para quem gosta de aproveitar a cidade além da praia e deseja passear pela região, onde estão muitos restaurantes e lojas.

Ruas em Ponta Negra em Natal

Ficar bem localizado na cidade é super importante, e nós fizemos um mapa personalizado bem legal dentro desse buscador, selecionando a melhor região para ficar em Natal, na melhor praia, e já com os melhores hotéis selecionados, de todos os preços. É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche-o, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abri-lo novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.

  • Escolher o tipo de hospedagem em Natal:

A segunda dica é escolher que tipo de hospedagem você quer para a sua estadia em Natal: hostel, hotel, hotel de luxo ou até casas próprias, como Airbnb. A gente sempre recomenda ficar em hotel, porque assim você não tem que ter muito trabalho durante as férias e consegue aproveitar bem a viagem. Por isso, recomendamos utilizar o Pesquisador de Hotéis em Natal. Nós sempre usamos ele, pois é o maior site de reservas de hotéis do mundo (além de também ter pousadas, hostels e hotéis para todos os gostos e bolsos).

Mapa dos melhores hotéis em Natal

Dica do cancelamento grátis: uma outra dica muito boa é que esse buscador tem uma parceria fortíssima com os estabelecimentos e eles oferecem cancelamento grátis com quase todos os hotéis. Isso é ótimo, pois o fator que mais vai fazer você economizar na hospedagem é a antecedência. Essa é a dica mais importante.

Quanto antes você fizer a reserva, pode ter certeza que mais barato irá pagar. Então você pode já reservar o seu hotel, para garantir o menor preço, e se depois achar um melhor ou não quiser ficar nele, é só cancelar.

Hotéis que já ficamos em Natal e recomendamos demais:

  • Hotel incrível com tudo incluso: um hotel sensacional, com tudo incluso, localizado na melhor praia de Natal. É um dos melhores que já ficamos no mundo, mas o preço é um pouco alto.
  • Hotel ótimo e MUITO barato: um hotel ótimo e muito barato, com localização excelente também, na melhor praia de Natal.

Hotel Wish em Natal

3. Dicas para fazer um seguro de viagem para Natal

O Seguro Viagem Internacional não é obrigatório para quem viaja para diferentes destinos dentro do Brasil. Porém, é muito importante e é super recomendado que ninguém viaje pelo Brasil sem um. Com ele, você terá muito mais segurança e a garantia de que não terá problemas nem prejuízos em sua viagem. É ótimo para aproveitar sua estada sem preocupações.

Vista da Ponte Newton Navarro na cidade de Natal

Uma excelente dica para economizar muito e encontrar um ótimo seguro viagem e pelo melhor preço para Natal, é usar esse Comparador de Seguro Viagem, que é incrível e faz uma busca completa pelas principais e maiores seguradoras do Brasil e do mundo. E, você ainda pode escolher aquela que achar melhor.

É só colocar o destino e a quantidade de dias que irá ficar. Você vai achar preços incríveis e seguros de confiança. Depois de pesquisar, você pode contratá-lo em menos de 5 minutos pela Internet e já receber sua apólice por e-mail. É o lugar que sempre encontramos os preços mais baratos.

  • Nós recomendamos a Travel Ace, Assist Card, Affinity, Travel Assist, GTA, Green Card e SulAmerica, que são as empresas que já contratamos o seguro, são líderes mundiais e têm escritórios no mundo todo e atendimento aqui no Brasil.

Viajante com mala e avião

4. Dicas para se locomover em Natal

  • De carro:

Uma dica que vai fazer você economizar muito em Natal é o aluguel do carro. A maioria dos brasileiros que viaja para lá aluga um carro para poder visitar os pontos turísticos da cidade, ir até os shoppings tendo um porta malas, e para conhecer as cidades e regiões vizinhas (Pipa ou até São Miguel do Gostoso).

Família no carro

Reserve seu carro com antecedência

Faça a sua reserva online o quanto antes, pois outra dica para economizar e conseguir um carro barato é reservar com a maior antecedência possível e pela internet. Quanto antes você reservar, mais barato vai pagar. Vale muito a pena e você economiza bem com promoções, pagando muito mais barato em comparação a alugar lá na hora.

Use os incríveis comparadores de preços

Existem dois comparadores de preços de aluguel de carros em Natal que são sensacionais e fazem uma pesquisa em todas as maiores locadoras de carros de lá, encontrando os melhores preços e promoções excelentes. Por serem os maiores comparadores do mundo, eles têm parcerias e preços imbatíveis com as locadoras.

Já chegamos a economizar muito em um aluguel de carro em Natal que íamos fazer com uma agência e achamos o mesmo carro da mesma empresa muito mais barato no comparador. Utilize os dois e veja qual vale mais a pena para economizar ainda mais.

Carro na estrada em Natal

Comparador de preços 1: Maior comparador do Brasil e você pode parcelar em até 12 vezes sem juros e não paga o IOF de 6%, pois o pagamento é feito em reais.

Comparador de preços 2: Maior comparador do mundo, tem mais empresas em sua busca, mas o pagamento não pode ser parcelado, pois é feito em dólar. Mas como ele acha preços mais baixos que o outro muitas vezes, vale a pena conferir também.

Mais dicas: Prefira as locadoras maiores e de confiança, como a Alamo, Europcar, Hertz, Dollar, Budget e Avis. Faça o seguro básico na hora da reserva, que é super importante e geralmente já está incluso no preço, mas não caia na pegadinha das empresas, que na hora da retirada do carro, ficam tentando empurrar um seguro extra, que não vale a pena. Com todas essas dicas e os comparadores, você consegue economizar muito no aluguel.

Carro alugado na praia em Natal

  • De táxi e Uber:

Os táxis e transportes por aplicativo, como Uber, também são uma boa alternativa para se locomover em Natal. Porém, o trajeto pode sair bem caro, visto que os pontos turísticos da cidade são bastante afastados uns dos outros e há muitos lugares interessantes para visitar. Por isso, não são os mais indicados se a sua prioridade é economizar em sua viagem.

Táxis em Natal

Os táxis possuem uma tarifa alta, o que pode acabar resultando em um valor final muito caro, principalmente devido às grandes distâncias entre as atrações da região. Uma ida do aeroporto ao seu hotel pode chegar até R$ 120. Outra alternativa é o Uber, que é mais barato. Ainda assim, se você for utilizá-lo, precisará reservar pelo menos R$ 100 por dia para o transporte.

  • De ônibus:

Depois do carro, o ônibus é a melhor opção de como andar em Natal. É ótimo para quem deseja economizar, pois a rede de transporte público na cidade é boa e eficiente. Porém, pode haver maior lentidão no trajeto e menor frequência de transporte, principalmente em determinadas épocas. A passagem de ônibus custa em torno de R$ 4 (dinheiro) e R$ 3,90 (cartão) por pessoa.

Ônibus em Natal

  • De trem:

Ainda que a rede de transporte público de Natal seja boa, o trem não é o meio de transporte mais indicado para utilizar na cidade. Isso porque ele não passa por todas as regiões, o que obrigará você a buscar outras alternativas para chegar até o seu destino frequentemente. As passagens de trem e ônibus custam o mesmo valor de cerca de R$ 4 (dinheiro) e R$ 3,90 (cartão) por pessoa.

Trem em Natal

  • A pé:

Outra alternativa para quem deseja economizar em transportes durante a viagem na capital potiguar é andar a pé. Principalmente se você se hospedar no centro turístico de Natal, no bairro de Ponta Negra, é possível andar pela região e conhecer suas principais atrações. Uma das melhores praias da cidade, se não a melhor, é a Praia de Ponta Negra. Lá, também estão shoppings, feiras de artesanato e outros espaços interessantes.

Orla da Praia de Ponta Negra em Natal

A desvantagem de tentar se locomover a pé em Natal é que, muito provavelmente, você não conseguirá conhecer boa parte dos pontos turísticos da cidade. Já que eles ficam afastados uns dos outros, inclusive presentes em outras regiões próximas a Natal, como é o caso das Dunas de Genipabu e dos Parrachos de Maracajaú, por exemplo.

Cidade de Natal no Rio Grande do Norte

  • Transfer desde e para o aeroporto:

Uma dica que achamos importante dar, para quem não for alugar um carro, nem gastar muito com táxis, é que o melhor jeito de ir do aeroporto até o hotel, e vice-versa, é de transfer. Ele acaba saindo mais barato do que o táxi, é muito mais seguro e você não precisa esperar em filas e correr o risco de perder tempo procurando um.

E infelizmente em toda cidade turística, sempre tem relatos de turistas sofrendo golpe dos taxistas, que cobram muito a mais ou fazem percursos muito maiores. O que é super desagradável, claro.

Esse site aqui é o que sempre encontramos os transfers mais baratos, com um serviço excelente e confiável. Nós gostamos bastante!

Transfer em Natal

Outra opção é contratar um Serviço de Transfer Privativo em Natal. Ele leva você a diferentes trechos, com valores variáveis. E ainda inclui veículos novos e confortáveis, além de profissionais pontuais, com flexibilidade para atender às suas necessidades. É uma empresa de confiança e credenciada, assim você não corre o risco de pegar veículos em mal estado de conservação, passar perrengues ou ser vítima de golpes.

Eles são ótimos e os preços são muito bons. Se quiser, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone. Eles entrarão em contato por WhatsApp e darão um ótimo atendimento. Muito mais fácil. E eles ainda buscam e trazem todos de volta ao hotel! É uma empresa ótima, que nos passou muita segurança.

Transfer privativo para passeios em Natal

5. Dicas para conhecer bem Natal

A melhor forma de conhecer Natal, independente de se tem 3 ou 7 dias para a cidade, é separar um dia por bairro/zona e ir conhecendo seus pontos turísticos. Natal é uma cidade grande e para não perder muito tempo em locomoção e de um lado para o outro, separar os pontos turísticos por regiões é a melhor forma de conhecer a cidade.

Outra dica, é pensar quantos dias quer ficar na cidade e conferir as matérias sobre roteiros diários que preparamos para que tenha uma viagem toda planificada e com boas dicas. Veja alguns:

Vista da praia em Natal no Rio Grande do Norte

O que fazer em Natal:

1. Aproveitar as praias em Natal

Quem viaja à cidade não pode deixar de conhecer as famosas praias de Natal. É uma melhor que a outra, com um mar limpo e de águas claras, além de uma paisagem estonteante ao redor. Entre as principais praias em Natal, estão Ponta Negra, Praia do Forte, Praia dos Artistas, Praia do Meio e Areia Preta. Vale muito a pena conhecer todas elas!

Praia e Ponte Newton Navarro em Natal

Praia de Ponta Negra e Morro do Careca

A Praia de Ponta Negra é uma das mais famosas em Natal e possui uma excelente infra-estrutura. É ideal para quem deseja estar próximo a uma região turística, pois ao redor, você encontra diversos restaurantes e bares. Outro destaque dessa praia é o Morro do Careca, o cartão-postal potiguar. Essa duna possui mais de 100 metros de altura e é uma área de proteção ambiental.

Paisagem da praia de Ponta Negra e do Morro do Careca em Natal

Praia do Forte e Forte dos Reis Magos

Outra praia que merece destaque é a Praia do Forte, onde está localizado o famoso Forte dos Reis Magos, também conhecido como Fortaleza da Barra do Rio Grande. Você pode tomar sol e banho de mar, se refrescar na praia e logo depois, fazer um passeio cultural pelo edifício.

Vista do Forte dos Reis Magos em Natal

2. Conhecer o Parque Estadual das Dunas de Natal

Na capital potiguar, está o Parque Estadual das Dunas de Natal, mais conhecido como Parque das Dunas ou Bosque dos Namorados. Essa reserva possui 1.172 hectares, com formações de areia, espécies nativas da Mata Atlântica, trilhas, Centro de Pesquisa e um parque infantil.

As trilhas são divididas por níveis de dificuldade e levam você a conhecer mais da fauna e flora local. Não deixe de passar no Centro de Visitantes para saber mais sobre as atividades disponíveis.

Parque Estadual das Dunas de Natal

3. Passear pelas Dunas de Genipabu

As Dunas de Genipabu são um passeio imperdível para fazer durante a sua viagem. Elas estão a cerca de 10 km de Natal e fazem parte do grande Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu, que abriga uma praia, uma lagoa e uma área de proteção ambiental, além do complexo de dunas. De lá, também é possível ir às famosas lagoas de Jacumã e de Pitangui.

Dunas de Genipabu

Passeio de buggy nas dunas

Nas Dunas de Genipabu, é possível fazer os divertidos passeios de buggy e escolher se deseja com ou sem emoção. Eles estão entre as atrações mais procuradas por quem viaja a Natal, pois oferecem uma experiência única e muito divertida. Você pode optar por passeios mais curtos, que duram cerca de 2h30, ou de um dia inteiro. Este último inclui uma visita a três lagoas, praias e outros lugares incríveis, com direito a almoço e paradas para tirar muitas fotos da paisagem.

Passeio de buggy em Natal para a Praia de Genipabu

Passeio de dromedários nas dunas

Outra atração bastante procurada nas Dunas de Genipabu é o passeio de dromedários, que costuma durar 20 minutos. Você pode andar pelas dunas e pela costa de Natal em cima desses animais, se sentindo em um verdadeiro tour nas Arábias. Ainda ganha um turbante, como aqueles utilizados no deserto, para tirar muitas fotos. É uma experiência bem diferente e muito divertida. Esse passeio também está disponível na Praia de Ponta Negra, em Natal.

Passeio de dromedários nas Dunas de Genipabu

Outras atrações nas Dunas de Genipabu

Além do passeio de buggy, vale a pena visitar as Dunas de Genipabu por seus outros atrativos. Na região, há uma praia belíssima, a Lagoa de Genipabu, o Parque Água das Dunas, artesanatos regionais e restaurantes excelentes, onde você pode experimentar a culinária local. São diversas atividades interessantes para você aproveitar muito.

Praia de Genipabu

4. Se refrescar na Lagoa de Pitangui e na Lagoa de Jacumã

Além das praias, outros lugares ótimos para se divertir e aproveitar os dias quentes na região de Natal são as lagoas, principalmente a Lagoa de Pitangui e a Lagoa de Jacumã. Elas possuem águas cristalinas, tranquilas e mornas, além de margens rasas e seguras para crianças. Você ainda pode praticar diversas atividades, como esquibunda e tirolesa.

Lagoa de Pitangui

A Lagoa de Pitangui e a Lagoa de Jacumã estão localizadas no município de Extremoz, a 23 km ao norte do centro da capital potiguar. Normalmente, o trajeto até elas é feito de buggy, pois fazem parte dos passeios incluídos no pacote, porém há outras alternativas para chegar à região, como com um carro alugado em Natal. É uma programação sensacional para toda a família.

Lagoa de Jacumã

5. Explorar os Parrachos de Maracajaú

Outra opção de o que fazer em Natal é visitar os Parrachos de Maracajaú. São piscinas naturais com águas cristalinas, que lembram o Caribe e encantam qualquer visitante. Lá, você pode mergulhar com os peixes e ver de perto recifes de corais e diferentes espécies marinhas. Maracajaú, localizada no município de Maxaranguape, está a uma distância de aproximadamente 50 km de Natal e não pode ficar fora de seu roteiro de viagem.

Parrachos de Maracajaú em Natal

6. Visitar os Parrachos de Perobas

Assim como os Parrachos de Maracajaú, os Parrachos de Perobas são piscinas naturais maravilhosas, nas quais você entra em contato com a vida marinha. Porém, eles estão a uma distância de 75 km da cidade de Natal. Outra diferença entre os dois locais é que em Perobas, as águas são mais rasas. Além disso, a estrutura também é mais simples, com restaurantes menores, mas igualmente bons. É uma boa alternativa para quem está viajando com crianças menores.

Parrachos de Perobas

7. Conhecer o Maior Cajueiro do Mundo

No município de Parnamirim, a apenas 12 km ao sul de Natal, está o maior cajueiro do mundo. Chamado de Cajueiro de Pirangi, por estar na praia de mesmo nome, essa árvore atrai a atenção de todos os visitantes que passam por lá.

O cajueiro é realmente gigantesco, cobrindo uma área de cerca de 8,5 mil metros quadrados, e produz entre 70 e 80 mil cajus todos os anos. Essa árvore, em constante crescimento, é cercada por um deque de madeira que dá para um mirante, onde você pode caminhar enquanto ouve histórias dos guias locais.

Cajueiro de Pirangi

8. Visitar o Aquário Natal

O Aquário Natal é um lugar incrível para fazer um passeio tranquilo e conhecer diversas espécies de animais marinhos. É o maior aquário de todo o Nordeste e atrai milhares de visitantes do mundo inteiro. Possui foco no cuidado com a fauna e na preservação ambiental, cuidando da reabilitação de animais encontrados nas orlas e estradas, e de sua reinserção à natureza. Lá estão diversas áreas legais, uma lanchonete e loja de presentes.

Aquário Natal

9. Caminhar no Parque da Cidade em Natal

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte foi projetado pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e oferece um ótimo espaço para caminhar, correr, andar de bicicleta e fazer piquenique. Ele possui uma boa infraestrutura, com pontos de descanso, rampas de acesso, banheiros, trilhas, biblioteca e um auditório. Não deixe de fazer um agradável passeio por lá durante a sua viagem.

Parque da Cidade em Natal

10. Apreciar a vista do Farol de Natal

O Farol de Mãe Luiza, mais conhecido como Farol de Natal, está localizado no bairro de mesmo nome, em homenagem a uma parteira. Ele possui uma torre de 37 metros de altura e uma escadaria com 151 degraus, de onde é possível avistar a Praia de Areia Preta e praias ao redor. Atualmente, é uma das principais atrações de Natal e um bom lugar para tirar fotos da paisagem.

Farol de Natal

11. Ir à Igreja do Galo em Natal

A Igreja de Santo Antônio dos Militares, mais conhecida como Igreja do Galo, foi fundada em 1766 e é uma das instituições mais procuradas em Natal por sua arquitetura belíssima e repleta de detalhes. Ela traz um estilo barroco, representado desde a sua estrutura externa até a interna. Atualmente, é um monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) e pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação.

Fachada da Igreja do Galo em Natal

12. Fazer um bate e volta a Pipa

A região de Pipa é sensacional para passear e se divertir muito. Ela está localizada a 85 km de Natal, uma distância de cerca de 1h30 de carro, e conta com praias encantadoras, falésias, mirantes e muitos lugares fantásticos. Entre suas principais praias, estão a Praia de Pipa, Praia do Amor, Praia do Madeiro e Baía dos Golfinhos, e você também pode fazer um animado passeio de buggy pelas dunas, passeio de barco e visitar a Lagoa de Guaraíras para apreciar o pôr do sol.

Vista aérea da Praia de Pipa

13. Fazer a Rota do Sol saindo de Natal

Entre as atividades que valem a pena incluir em sua lista de o que fazer em Natal, está o percurso da Rota do Sol. É o trajeto de Natal até Pipa pelo litoral sul do Rio Grande do Norte, no qual você passa por praias e mirantes sensacionais.

É uma experiência única e imperdível para quem deseja explorar ainda mais as cidades potiguares. Durante o caminho, você passa por praias paradisíacas, como Cotovelo, Pirangi, Búzios, Tabatinga e Camurupim.

Praia de Pirangui

Há algumas outras atrações no caminho, incluindo o maior cajueiro do mundo – que citamos anteriormente – e a Barreira do Inferno. Apesar do nome assustar um pouco, o local nada mais é do que um centro de lançamentos de foguetes.

Para entrar, é necessário agendamento prévio, porém você pode parar no local para pelo menos conhecê-lo e tirar algumas fotos. Outro lugar interessante na Rota do Sol é o Mirante dos Golfinhos, que proporciona uma vista maravilhosa.

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

14. Visitar São Miguel do Gostoso

Outro lugar no Rio Grande do Norte que vale a pena conhecer durante a sua viagem a Natal é São Miguel do Gostoso. Esse município está a 101 km da capital potiguar, cerca de 1h40 de carro, e abriga uma das praias mais bonitas de todo o país. No caminho, você passa pelo Marco Zero da BR 101, pelo Farol do Calcanhar e ainda pode apreciar uma paisagem estonteante. A nossa dica é ir cedo a São Miguel do Gostoso para aproveitar ao máximo suas atrações e restaurantes.

Praia em São Miguel do Gostoso

Conhecer os museus em Natal

Outra dica de passeios e lugares a visitar na cidade são os museus de Natal que têm uma boa variedade, dedicando-se a diferentes temáticas e gêneros: arte, história, antiguidades, brinquedos culturais, entre outros. Veja abaixo os principais museus da cidade:

1. Palácio Potengi em Natal

O Palácio Potengi é um lugar excelente para fazer turismo cultural. Também chamado de Espaço Cultural Palácio Potengi ou Palácio da Cultura, edifício histórico está localizado na Praça Sete de Setembro. Ele abriga a Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, onde está um extenso acervo de obras de arte nacionais muito interessantes.

Endereço: Praça Sete de Setembro, s/n – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-300
Horário: de terça a sábado, das 9h às 16h.
Preço: gratuito.

Palácio da Cultura em Natal

2. Forte dos Reis Magos em Natal

O Forte dos Reis Magos, também conhecido como Fortaleza da Barra do Rio Grande, está situado na Praia do Forte, uma das melhores praias em Natal. Ele começou a ser construído em 1598, no dia de Reis, porém levou 30 anos para ser finalizado. É aberto à visitação e há guias no local que contam como ele foi construído e toda a sua história, com várias curiosidades sobre Natal e o Rio Grande do Norte.

Endereço: Av. Pres. Café Filho, 1 – Praia do Meio, Natal – RN 59010-000
Horário: todos os dias, das 8h às 16h30.
Preço: cerca de R$ 3, sendo que estudantes pagam meia.

Vista do interior do Forte dos Reis Magos em Natal

3. Museu Câmara Cascudo em Natal

Esse é o maior museu do Rio Grande do Norte e traz um acervo completo, que retrata o patrimônio histórico, cultural e natural do estado. Ele é mantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem por objetivo colaborar na transformação positiva na sociedade. Suas exposições incluem peças artísticas, culturais e até arqueológicas, e no local, os visitantes podem participar de diversas atividades educativas, acadêmicas, científicas, culturais e de lazer.

Endereço: Av. Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol, Natal – RN, 59020-650
Horário: de terça a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.
Preço: gratuito.
É necessário realizar o agendamento para a visitação, através do telefone (84) 3342-4903.

Museu Câmara Cascudo em Natal

4. Casa de Câmara Cascudo em Natal

Diferente do anterior, esse museu possui um acervo específico do historiador, jornalista e antropólogo Luís da Câmara Cascudo. Foi lá onde ele residiu por aproximadamente 40 anos e produziu muitas de suas obras. Atualmente, a casa, conhecida como Ludovicus – Insituto Câmara Cascudo, é um museu muito interessante e enriquecedor, com documentos, obras, paredes autografadas, além do mobiliário original da época em que Câmara Cascudo viveu por lá.

Endereço: Av. Câmara Cascudo, 377 – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-280
Horário: de terça a sábado, das 9h às 17h.
Preço: em torno de R$ 3, sendo que estudantes pagam meia.

Casa de Câmara Cascudo em Natal

5. Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte em Natal

Esse instituto foi fundado em março de 1902 e é a entidade cultural mais antiga do Rio Grande do Norte, além de ser um dos melhores museus em Natal. Ele possui uma extensa coleção museológica, documental e bibliográfica que retrata a história e cultura do estado, com jornais, revistas e fotografias. Devido a isso, o local também é conhecido como Casa da Memória.

Endereço: Rua da Conceição, 622 – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-270
Preço: gratuito.

Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte em Natal

6. Museu de Arte Sacra em Natal

O Museu da Arte Sacra foi criado em 1989 e está situado na área lateral da Igreja Santo Antônio, também chamada de Igreja do Galo. É o passeio ideal para quem gosta de arte, pois o local conta com imagens de santos, esculturas, pinturas, trajes e mobiliários clássicos, prataria utilizada nos cultos e muitos outros objetos religiosos do Rio Grande do Norte. O acervo do museu é divido em três salas e há muito o que ver por lá.

Endereço: R. Santo Antônio, S/N – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-520
Horário: de terça a sábado, das 8h30 às 17h.
Preço: gratuito.

Igreja do Galo e Museu de Arte Sacra em Natal

7. Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão em Natal

Outro entre os melhores museus em Natal é o Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão. Ele está situado no antigo edifício da Rodoviária de Natal e oferece exposições permanentes e temporárias muito interessantes, visando preservar a cultura popular da região. O local conta com fotografias e objetos utilizados em manifestações populares de todo o Rio Grande do Norte.

Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão em Natal

Além disso, há um grande acervo com a literatura de cordel e milhares de peças de artistas populares. Nesse museu, você ainda pode conferir alguns totens eletrônicos, através dos quais é possível conhecer um pouco sobre a vida e as obras de vários artistas potiguares, por meio de fotos, vídeos e textos.

Endereço: Praça Augusto Severo, S/N – Ribeira, Natal – RN, 59012-380
Horário: todos os dias, das 9h às 16h.
Preço: gratuito

Exposição no Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão em Natal

8. Museu do Brinquedo Popular em Natal

A nossa última dica de melhores museus em Natal é ideal para as famílias com crianças. O Museu do Brinquedo Popular abriga um acervo com mais de 300 brinquedos e brincadeiras, populares e artesanais, típicos das diversas regiões no Rio Grande do Norte. Há diversos tipos de brinquedos, sejam eles bonecos, acessórios, transportes, objetos musicais, utensílios domésticos em miniatura e até mesmo feitos com ossos de animais. É diversão na certa.

Endereço: Avenida Rio Branco, S/N – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-275
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Preço: gratuito.

Museu do Brinquedo Popular

6. Dicas dos ingressos para os pontos turísticos de Natal

Natal é um destino que tem muitos passeios afastados da cidade e que são imperdíveis. Tem os de buggy para o litoral norte e para o litoral sul, Pipa, Maracajaú, Galinhos etc. São lugares maravilhosos! A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pois além de você pagar mais barato, já contrata com uma empresa de confiança e credenciada (para não correr o risco de pegar veículos em mal estado de conservação, passar perrengues ou golpes com os vendedores de lá).

Passeio na praia em Natal

Nós contratamos tudo antes, com uma empresa, e foi muito melhor. Eles são ótimos e os preços são muito bons. Se quiser, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone. Eles entrarão em contato por WhatsApp e darão um ótimo atendimento. Muito mais fácil. E eles ainda buscam e trazem todos de volta ao hotel! É uma empresa ótima, que nos passou muita segurança.

7. Dicas para saber o que fazer à noite em Natal

A cidade possui uma vida noturna bastante agitada, repleta de atrações incríveis. Há diversos lugares interessantes na região, ótimos para você se divertir muito e conhecer um outro lado da Cidade do Sol. Confira as nossas dicas de passeios para fazer à noite em Natal:

1. Passear pela orla da Praia de Ponta Negra em Natal

A primeira dica de o que fazer à noite em Natal é caminhar pela extensa orla da Praia de Ponta Negra. A região é bastante movimentada e oferece uma vista maravilhosa do Morro do Careca, principalmente ao pôr do sol.

Por ser a principal praia urbana de Natal, Ponta Negra conta com diversos atrativos e lugares interessantes ao redor. À noite, você pode passear por lá enquanto ouve a música ao vivo dos bares ao redor, e apreciar a boa oferta de restaurantes no local.

Pôr do sol na Praia de Ponta Negra em Natal

2. Visitar o Centro de Turismo de Natal

O Centro de Turismo de Natal é um dos principais pontos turísticos culturais da cidade. O local é um belo casarão que funcionava como uma cadeia pública antigamente e teve suas celas transformadas em lojas. Atualmente, é conhecido por suas lojas de artesanato e comidas típicas, onde muitos moradores locais e turistas vão para fazer compras.

Centro de Turismo de Natal à noite

Vale muito a pena visitar o Centro de Turismo durante o dia, mas também à noite, principalmente às quintas-feiras, quando acontece o tradicional Forró com Turista. Esse evento semanal inicia às 21h e traz o melhor da cultura regional, com muito forró, xote, baião e xaxado. Você pode dançar até o amanhecer! A entrada da festa custa cerca de 35 reais por pessoa.

Forró com Turista no Centro de Turismo de Natal

3. Caminhar pela rua Chile em Natal

Ainda com foco no turismo cultural, outra ótima opção de o que fazer à noite em Natal é ir à rua Chile, no bairro de Ribeira. Essa região histórica faz parte da Zona de Preservação Histórica de Natal e é o lar de diversos espaços culturais interessantes. Muitos deles contam com uma boa programação noturna, que inclui shows e outras atrações legais. Além disso, há muitos bares e casas noturnas que atraem os jovens que desejam aproveitar ao máximo suas noites em Natal.

Rua Chile em Natal à noite

Uma curiosidade interessante é que apesar de nada ter a ver com o país sul-americano, essa rua recebeu seu nome em homenagem ao Chile. Isso porque o escritor potiguar Diógenes da Cunha Lima era um grande admirador do poeta chileno Pablo Neruda. Anteriormente, esse local chamava-se Rua do Comércio.

4. Jantar nos restaurantes em Natal

A capital do Rio Grande do Norte possui uma grande variedade de restaurantes com boa gastronomia e ambientes encantadores. Portanto, você não pode deixar de conhecê-los e provar os melhores temperos e sabores da região.

Entre os melhores restaurantes em Natal, e que recomendamos para um delicioso jantar, estão o bar-restaurante Old Five, à beira da Praia de Ponta Negra; o Camarões Restaurante, também em Ponta Negra; o Mangai e o Bistrô Meu Barraco, ambos no bairro Lagoa Nova.

Restaurante Mangai em Natal

5. Aproveitar os bares em Natal

Os animados bares de Natal são uma parada indispensável em seu passeio noturno pela cidade. Eles oferecem aperitivos saborosos e bebidas variadas, e muitos ainda contam com música ao vivo. Um dos bares mais procurados na capital potiguar é o Taverna Pub, em Ponta Negra, com temática medieval e pista de dança.

Vale muito a pena conhecer também a Chopperia Petrópolis, no bairro de mesmo nome; o Real Botequim, dentro do Shopping Cidade Jardim; o Curió e o Wanted Pub, ambos em Ponta Negra.

Interior do Taverna Pub em Natal

6. Se divertir nas baladas em Natal

Para aqueles que gostam de atrações mais agitadas e sem hora para acabar, a cidade de Natal reserva casas noturnas sensacionais. Você pode experimentar drinques deliciosos e dançar muito ao som dos mais diversos estilos musicais.

Entre as baladas em Natal mais procuradas, está a Casa de Forró Rastapé, que possui uma estrutura completa com cinco bares em três ambientes. Outra casa noturna imperdível é o Whiskitório. Esse pub é famoso por tocar rock nacional e internacional, porém também sedia muitas festas e eventos com ritmos variados.

Casa de Forró Rastapé em Natal

8. Dicas sobre compras e descontos em Natal

Outra dica é sobre as compras em Natal. Por lá, é possível adquirir diversos produtos, inclusive peças artesanais muito interessantes.

  • Shoppings em Natal

1. Shopping Midway Mall

Um dos melhores lugares para fazer compras em Natal é o Midway Mall. Com 227.000 m², ele é o maior shopping da cidade e um dos maiores de todo o Brasil. Possui mais de 290 lojas, 7 salas de cinema, teatro, hipermercado, lava-jato e um amplo estacionamento. Sua infraestrutura é completa para os visitantes terem a melhor experiência possível no local.

Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h às 21h.
Endereço: Av. Bernardo Vieira, 3775 – Tirol, Natal – RN, 59015-450.

Shopping Midway Mall à noite em Natal

2. Natal Shopping

Esse é o segundo maior shopping e o mais moderno da cidade de Natal. Está localizado na BR-101, na Zona Sul, e é um excelente centro de compras. O Natal Shopping conta com mais de 120 lojas, incluindo lojas de departamento, de grifes nacionais e internacionais, 2 praças de alimentação e estacionamento. É destinado, principalmente, ao público das classes A e B.

Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h às 21h.
Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 2234 – Candelária, Natal – RN, 59064-900.

Natal Shopping em Natal

3. Praia Shopping

Outro entre os melhores shoppings em Natal é o Praia Shopping. Ele está situado próximo à Praia de Ponta Negra e é bastante popular entre os moradores e visitantes locais. O local oferece mais de 110 lojas, diversos quiosques, 2 praças de alimentação, sendo uma coberta e outra ao ar livre, 7 salas de cinema e estacionamento.

Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h às 21h.
Endereço: Av. Engenheiro Roberto Freire, 3132 – Capim Macio, Natal – RN, 59082-400.

Praia Shopping em Natal

4. Partage Norte Shopping

Localizado na região norte de Natal, no bairro Potengi, esse shopping é o principal centro comercial dessa localidade. É bastante visitado pelos moradores locais e oferece uma vista maravilhosa da cidade. Ele conta com mais de 100 lojas, praça de alimentação, 6 salas de cinema, hipermercado e um amplo estacionamento.

Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 11h às 21h.
Endereço: Av. Dr. João Medeiros Filho, 2395 – Potengi, Natal – RN, 59110-200.

Partage Norte Shopping em Natal

5. Via Direta Shopping

O Via Direta Shopping possui um estilo mais popular e é conhecido por oferecer preços acessíveis e grande variedade de produtos. Além disso, o local tem como objetivo a valorização do artista e da cultura potiguar. É ótimo para quem deseja fazer muitas compras, aproveitar boas áreas de lazer e desfrutar da cultura local.

Horários: de segunda a sábado, das 9h às 21h.
Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 2233 – Lagoa Nova, Natal – RN, 59078-000.

Via Direta Shopping em Natal

6. Cidade Jardim Shopping

Outra opção entre os shoppings em Natal é o Cidade Jardim. Apesar de ser um dos shoppings mais antigos da cidade, é bastante moderno e oferece praticidade e economia. São mais de 100 lojas e quiosques, praça de alimentação, espaço família e estacionamento.

Horários: de segunda a sábado, das 09h às 21h, e domingo, das 14h as 20h.
Endereço: Av. Engenheiro Roberto Freire, 340 – Capim Macio, Natal – RN, 59080-900.

Cidade Jardim Shopping em Natal

7. Shopping 10 Natal

O Shopping 10 Natal é um shopping menor e popular. Ele está localizado entre as três principais ruas do bairro do Alecrim, uma região com diversos estabelecimentos comerciais, na Zona Leste da cidade. O local possui mais de 80 lojas, praça de alimentação e locais de serviços, como lotérica, agência de viagens e clínica odontológica.

Horários: de segunda a sábado, das 8h às 18h.
Endereço: R. Leonel Leite, 1377 – Alecrim, Natal – RN, 59037-820.

Shopping 10 Natal

  • Feiras e shoppings de artesanato em Natal

1. Shopping do Artesanato Vilarte Ponta Negra

Esse local oferece muitas lojas interessantes. Por lá, você encontra moda praia, peças bordadas, objetos de cerâmica colorida, incluindo esculturas e jarros, e outros artigos de decoração. Além disso, o Shopping Vilarte conta com uma praça de alimentação com restaurantes variados, caixas eletrônicos e lan house.

Horários: todos os dias, das 9h às 22h.
Endereço: Av. Engenheiro Roberto Freire, 4090 – Ponta Negra, Natal – RN, 59094-410.

Shopping do Artesanato Vilarte Ponta Negra em Natal

2. Shopping do Artesanato Potiguar

Com cerca de 200 lojas e boxes, o Shopping do Artesanato Potiguar é o maior centro comercial desse tipo em Natal. Ele possui quatro andares, com elevador e rampas de acesso, sendo que no subsolo e no térreo estão uma praça de alimentação e casa de câmbio. Entre os produtos, você encontra roupas, peças artesanais, lembrancinhas, bebidas e doces.

Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 9h às 21h.
Endereço: Av. Engenheiro Roberto Freire, 8000 – Ponta Negra, Natal – RN, 59080-400.

Shopping do Artesanato Potiguar em Natal

3. Feirinha de Artesanato Ponta Negra

É uma das feiras mais populares entre os turistas que visitam a cidade de Natal. A Feirinha de Artesanato Ponta Negra acontece ao ar livre e conta com aproximadamente 30 quiosques e bancas com produtos artesanais, lembrancinhas, doces e comidas típicas. E para animar ainda mais o passeio, acontece um show de forró ao vivo no local aos finais de semana.

Horários: todos os dias, das 8h às 22h.
Endereço: Av. Praia de Tibau – Conj. Ponta Negra, Natal – RN, 59090-110.

Feirinha de Artesanato Ponta Negra em Natal

4. Centro de Artesanato Praia dos Artistas

Na Praia dos Artistas, também chamada de Praia do Meio, está um centro de artesanato ótimo para quem deseja economizar. Lá, é possível encontrar produtos a preços mais populares, mas ainda assim com uma boa variedade. São mais de 80 lojas e boxes com roupas, peças de artesanato, lembrancinhas, doces e bebidas. Também há uma praça de alimentação completa.

Horários: todos os dias, das 9h às 22h.
Endereço: Av. Pres. Café Filho, 1160 – Praia do Meio, Natal – RN, 59010-810.

Centro de Artesanato na Praia dos Artistas em Natal

  • Mercado de Ponta Negra em Natal

O Mercado de Ponta Negra é outro ótimo lugar para fazer compras em Natal. Ele possui uma estrutura simples, mas uma grande variedade de produtos regionais. Lá, há temperos e pratos da gastronomia local, bebidas, peças de arte e outros produtos ideais para usufruir e, inclusive, levar como lembrança. E você pode levar as comidas em sua viagem de retorno, pois eles embalam seguindo todas as normas de voo. Aproveite também as lanchonetes disponíveis no mezanino.

Horários: todos os dias, das 7h às 22h.
Endereço: Av. Engenheiro Roberto Freire, 3111 – Ponta Negra, Natal – RN, 59090-000.

Mercado de Ponta Negra em Natal

  • Centro de Turismo de Natal

A nossa última dica de melhores lugares para fazer compras em Natal é no Centro de Turismo. Além de ser um ponto turístico, bom para passear, é ideal para adquirir produtos diferentes. Seu edifício funcionava como uma antiga cadeia pública e atualmente, cada cela é uma loja, com produtos de artesanato, roupas, comidas e muito mais.

Horários: todos os dias, das 8h às 18h.
Endereço: R. Aderbal de Figueiredo, 980 – Petrópolis, Natal – RN, 59010-780.

Área do Centro de Turismo de Natal

9. Dicas para saber o que levar na mala para Natal

Outra dica importante é estar a par da época em que você vai pois o clima pode influenciar e, consequentemente, o que levar na mala. Na Cidade do Sol, o clima tropical predomina com altas temperaturas na maior parte do ano. Muitos dizem que a cidade possui apenas duas estações: o verão, quando as temperaturas ficam bem elevadas, e o inverno, quando há mais chuvas.

Portanto, priorize em sua mala as roupas leves, como camisetas, regatas, shorts, vestidos, sandálias e tênis, mas inclua alguns casacos para as quedas de temperatura à noite, principalmente se for no outono ou inverno.

Arrumando mala de viagem para Natal

Se você pretende ir a algum jantar ou evento mais formal, inclua roupas adequadas para isso. Mas não deixe de levar muitas roupas de banho, saída de praia e chinelos. Os bonés e chapéus, assim como os óculos de sol, são ótimos para ajudá-lo a se proteger do sol.

E também vale a pena levar um guarda-chuva. Outros itens indispensáveis para aproveitar os passeios em Natal são roupas e calçados confortáveis, visto que lá há algumas trilhas e espaços ótimos para caminhar.

Viajante com mala em Natal

  • Itens básicos para levar na mala de viagem para Natal

  • Produtos de higiene: Não se esqueça de levar itens básicos de higiene, como escova de dentes, creme dental, sabonete, shampoo, condicionador e outros produtos que você utilize em seu dia a dia. Leve também protetores solares para rosto e corpo.
  • Remédios: Se você fizer o uso de algum tipo de medicamento, não deixe de levá-lo. Também é importante levar remédios básicos (para dor de cabeça, gripe, constipação, anti-inflamatórios etc.). E saiba que em Natal, há farmácias espalhadas em diversas regiões, caso precise comprar algo.
  • Eletrônicos: Confira com antecedência se a sua hospedagem oferece secador de cabelo, pois caso não, você pode levá-lo em sua mala. E não se esqueça de seus aparelhos eletrônicos, como celular, tablet, notebook e câmera fotográfica, além dos carregadores de todos eles.

Produtos na mala de viagem

  • Mochila ou bolsa: Uma dica é levar uma mochila ou bolsa pequena para utilizar durante os seus passeios pela cidade. Há alguns itens essenciais para levar a qualquer lugar, como documentos, celular e água, e você também pode querer carregar outras coisas.
  • Documentos: É essencial que você viaje com os seus documentos (RG, habilitação para dirigir, cartões de crédito e dinheiro em espécie). Também vale ter salvo em anexo no e-mail seus documentos principais e os ingressos de atrações, caso você tenha comprado antes.

Dica: Caso você acabe fazendo muitas compras na cidade e precise de malas extras para caber tudo, veja a nossa matéria de onde comprar malas em Natal para saber onde adquiri-las.

Viajando a Natal

  • O que não levar na mala de viagem para Natal

Existem alguns itens que você não pode levar na mala, como determinados tipos de comidas, por exemplo. São aceitos apenas pequenos lanches para dentro do avião. Por outro lado, caso for despachar algum item de comida na sua mala, fruta ou bebida, é importante se atentar às regras sanitárias brasileiras.

Já na mala de mão, não são permitidos objetos cortantes e frascos com mais de 100 ml. Atente-se às regras de sua companhia aérea para evitar desconfortos.

Bagagem no aeroporto em Natal

  • Peso e tamanho das malas para Natal

Um aspecto que sempre gera dúvidas entre os turistas, antes de irem para uma viagem a Natal, é com relação ao peso permitido nas malas. Na maioria das vezes, as malas despachadas para essa viagem devem ter, no máximo, 23 kg cada e tamanho total de 158 cm (ou seja, somar o comprimento, altura e largura). Já a mala de mão deve ter 10 kg e tamanho 55 x 35 x 25 cm (altura, largura e profundidade).

Malas no aeroporto em Natal

No geral, é possível levar somente uma mala despachada + uma mala de mão. Mas, há casos de voos em classe executiva/primeira classe em que é permitido levar até duas malas + uma bagagem de mão. Portanto, vale verificar direitinho com a sua companhia aérea antes de começar o planejamento das malas.

10. Dicas para encontrar passagens aéreas mais em conta para Natal

A capital do Rio Grande do Norte, Natal, recebe voos de praticamente todas as grandes capitais do Brasil – principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro – e por isso sempre há promoções para o destino. Além disso, o aeroporto da cidade é enorme, acomodando ainda mais companhias aéreas, aviões e, consequentemente, voos. Ainda que você deseje ir apenas para a região da Praia de Pipa, o ideal é pegar um voo até Natal, que é a cidade mais próxima com aeroporto.

Mulher no aeroporto em Natal

1. Use um comparador

Nem sempre dá para acompanhar todas as promoções e passagens de todas as companhias aéreas, então é importante seguir algumas dicas na hora da compra. A primeira grande dica é acessar algum comparador de passagens aéreas, que nada mais é do que uma ferramenta que faz uma busca por todas as companhias aéreas.

Ele poupa você de ter que entrar no site de cada companhia e fazer várias buscas diferentes, e basta colocar a data da sua viagem que ele já mostra todas as opções disponíveis.

Avião em Natal

Nós sempre usamos esse comparador de passagens aéreas, pois de todos os que já vimos, é o que sempre tem os melhores preços e o mais seguro. Usando ele e com as dicas abaixo, você com certeza vai encontrar o preço mais barato de voo e economizar muito na compra das passagens aéreas.

2. Contorne a alta temporada

A dica mais básica para economizar na passagem aérea é fugir da alta temporada de Natal, que é quando tudo fica mais caro. Assim como outras cidades do nordeste, Natal não é muito dividida entre “verão/inverno”, já que mesmo no meio do ano (ou seja, no inverno) dá para curtir suas praias; e sim entre as épocas de chuva (mais nublada e úmida – meio do ano) e seca (mais quente e, geralmente, mais cara – fim do ano).

Praia e Ponte Newton Navarro em Natal

Uma dica para conseguir passagens baratas é pesquisar sempre nos meses de baixa temporada, caso você tenha disponibilidade, mas fugindo das chuvas. Ou seja, entre a segunda quinzena de setembro e a primeira quinzena de dezembro, ou em fevereiro e março (desde que não seja no Carnaval!).

Aeroporto Internacional de Natal

3. Escolha dias e horários alternativos

Ainda na escolha de datas, outra dica legal para achar passagens aéreas baratas para Natal é pesquisar a data do voo sempre caindo em uma segunda, terça ou quarta-feira. Os voos de quinta, sexta e principalmente os de sábado e domingo costumam ser os mais caros.

O horário do voo também é importante: geralmente as passagens aéreas noturnas são as mais caras, pois são as mais procuradas. As pessoas preferem ir dormindo para chegar de manhã no destino já descansadas e aproveitar o dia. Os voos à tarde costumam ser os mais baratos.

Interior do avião

4. Considere as escalas

Sempre pesquise bem as opções de passagens aéreas para Natal, pois às vezes alguma opção com uma escala pode ser MUITO mais barata do que um voo direto. Só veja bem qual é o tempo da escala e onde ela é feita, para não perder muito tempo de viagem e chegar cansado. E faça as contas, pois se a diferença de preço for pequena, vale mais a pena o voo direto para você chegar mais rápido e já começar a aproveitar a viagem.

Interior do Aeroporto de Natal

5. Considere o check-in no hotel

Uma dica importante, e que ninguém comenta, é sobre o horário de check-in do hotel. Geralmente, você só pode fazer o check-in entre 13h e 14h nos hotéis. Se encontrar uma passagem aérea que chega em Natal às 23h, por exemplo, e quiser comprá-la porque é 200 reais mais barata que uma que chega lá às 11h, você pode sair no prejuízo.

Chegando lá à noite, vai precisar pegar uma diária a mais do hotel só para dormir. Chegando de manhã, você não precisa pegar essa diária e economiza esse valor. Por isso, é importante levar essa conta em consideração na hora de buscar sua passagem aérea para Natal.

Check-in no hotel

Veja outras matérias imperdíveis de Natal:

O que fazer em Natal: Dicas dos principais passeios e lugares para conhecer.
Onde ficar em Natal: Melhores regiões para se hospedar.
Compras em Natal: Guia completo para fazer ótimas compras.

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.