Mural do Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão em Natal
Natal

Melhores museus em Natal

Visite os melhores museus em Natal, que oferecem muita cultura, diversão e curiosidades a todos. É inegável que as praias da cidade chamam a atenção de qualquer turista, mas a capital potiguar vai muito além disso. Faça um incrível passeio cultural pelos museus em Natal.

Coleção do Museu do Brinquedo Popular

E se você vai viajar para Natal, não deixe de ver também a matéria de como economizar muito em sua viagem a Natal. São várias dicas para montar toda sua viagem e que vão fazer você economizar MUITO em tudo o que for fazer lá. Você vai gastar muito menos e poder aproveitar ainda mais. Agora veja tudo sobre os melhores museus em Natal.

1. Palácio da Cultura em Natal

O Palácio da Cultura é um lugar excelente para fazer turismo cultural. Também chamado de Espaço Cultural Palácio Potengi, edifício histórico está localizado na Praça Sete de Setembro. Ele abriga a Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, onde está um extenso acervo de obras de arte nacionais e internacionais muito interessantes.

Endereço: Praça Sete de Setembro, s/n – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-300
Horário: de terça a sábado, das 9h às 16h.
Preço: gratuito.

Palácio da Cultura em Natal

2. Forte dos Reis Magos em Natal

O Forte dos Reis Magos, também conhecido como Fortaleza da Barra do Rio Grande, está situado na Praia do Forte, uma das melhores praias em Natal. Ele começou a ser construído em 1598, no dia de Reis, porém levou 30 anos para ser finalizado. É aberto à visitação e há guias no local que contam como ele foi construído e toda a sua história, com várias curiosidades sobre Natal e o Rio Grande do Norte.

Endereço: Av. Pres. Café Filho, 1 – Praia do Meio, Natal – RN 59010-000
Horário: todos os dias, das 8h às 16h30.
Preço: cerca de R$ 3, sendo que estudantes pagam meia.

Vista do interior do Forte dos Reis Magos em Natal

3. Museu Câmara Cascudo em Natal

Esse é o maior museu do Rio Grande do Norte e traz um acervo completo, que retrata o patrimônio histórico, cultural e natural do estado. Ele é mantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e tem por objetivo colaborar na transformação positiva na sociedade. Suas exposições incluem peças artísticas, culturais e até arqueológicas, e no local, os visitantes podem participar de diversas atividades educativas, acadêmicas, científicas, culturais e de lazer.

Endereço: Av. Hermes da Fonseca, 1398 – Tirol, Natal – RN, 59020-650
Horário: de terça a sexta, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.
Preço: gratuito.
É necessário realizar o agendamento para a visitação, através do telefone (84) 3342-4903.

Museu Câmara Cascudo em Natal

4. Casa de Câmara Cascudo em Natal

Diferente do anterior, esse museu possui um acervo específico do historiador, jornalista e antropólogo Luís da Câmara Cascudo. Foi lá onde ele residiu por aproximadamente 40 anos e produziu muitas de suas obras. Atualmente, a casa, conhecida como Ludovicus – Insituto Câmara Cascudo, é um museu muito interessante e enriquecedor, com documentos, obras, paredes autografadas, além do mobiliário original da época em que Câmara Cascudo viveu por lá.

Endereço: Av. Câmara Cascudo, 377 – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-280
Horário: de terça a sábado, das 9h às 17h.
Preço: em torno de R$ 3, sendo que estudantes pagam meia.

Casa de Câmara Cascudo em Natal

5. Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte em Natal

Esse instituto foi fundado em março de 1902 e é a entidade cultural mais antiga do Rio Grande do Norte, além de ser um dos melhores museus em Natal. Ele possui uma extensa coleção museológica, documental e bibliográfica que retrata a história e cultura do estado, com jornais, revistas e fotografias. Devido a isso, o local também é conhecido como Casa da Memória.

Endereço: Rua da Conceição, 622 – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-270
Preço: gratuito.

Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte em Natal

6. Museu de Arte Sacra em Natal

O Museu da Arte Sacra foi criado em 1989 e está situado na área lateral da Igreja Santo Antônio, também chamada de Igreja do Galo. É o passeio ideal para quem gosta de arte, pois o local conta com imagens de santos, esculturas, pinturas, trajes e mobiliários clássicos, prataria utilizada nos cultos e muitos outros objetos religiosos do Rio Grande do Norte. O acervo do museu é divido em três salas e há muito o que ver por lá.

Endereço: R. Santo Antônio, S/N – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-520
Horário: de terça a sábado, das 8h30 às 17h.
Preço: gratuito.

Igreja do Galo e Museu de Arte Sacra em Natal

Se você aprecia passeios culturais e arte sacra, não deixe de visitar a Argentina. Por lá, você encontra diversos museus, galerias e outros lugares incríveis.

7. Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão em Natal

Outro entre os melhores museus em Natal é o Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão. Ele está situado no antigo edifício da Rodoviária de Natal e oferece exposições permanentes e temporárias muito interessantes, visando preservar a cultura popular da região. O local conta com fotografias e objetos utilizados em manifestações populares de todo o Rio Grande do Norte.

Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão em Natal

Além disso, há um grande acervo com a literatura de cordel e milhares de peças de artistas populares. Nesse museu, você ainda pode conferir alguns totens eletrônicos, através dos quais é possível conhecer um pouco sobre a vida e as obras de vários artistas potiguares, por meio de fotos, vídeos e textos.

Endereço: Praça Augusto Severo, S/N – Ribeira, Natal – RN, 59012-380
Horário: todos os dias, das 9h às 16h.
Preço: gratuito

Exposição no Museu da Cultura Popular Djalma Maranhão em Natal

8. Museu do Brinquedo Popular em Natal

A nossa última dica de melhores museus em Natal é ideal para as famílias com crianças. O Museu do Brinquedo Popular abriga um acervo com mais de 300 brinquedos e brincadeiras, populares e artesanais, típicos das diversas regiões no Rio Grande do Norte. Há diversos tipos de brinquedos, sejam eles bonecos, acessórios, transportes, objetos musicais, utensílios domésticos em miniatura e até mesmo feitos com ossos de animais. É diversão na certa.

Endereço: Avenida Rio Branco, S/N – Cidade Alta, Natal – RN, 59025-275
Horário: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Preço: gratuito.

Museu do Brinquedo Popular

Outro lugar cujos museus também são muito interessantes e repletos de história e cultura é a cidade de Berlim. Vale muito a pena fazer uma viagem para esse destino.

Dica importante dos passeios em Natal

Natal é um destino que tem muitos passeios afastados da cidade e que são imperdíveis. Tem os de buggy para o litoral norte e para o litoral sul, Pipa, Maracajaú, Galinhos etc. São lugares maravilhosos! A nossa dica é comprar todos os passeios antes, pois além de você pagar mais barato, já contrata com uma empresa de confiança e credenciada (para não correr o risco de pegar veículos em mal estado de conservação, passar perrengues ou golpes com os vendedores de lá).

Passeio na praia em Natal

Nós contratamos tudo antes, com uma empresa, e foi muito melhor. Eles são ótimos e os preços são muito bons. Se quiser, é só entrar aqui e deixar seu nome e telefone. Eles entrarão em contato por WhatsApp e darão um ótimo atendimento. Muito mais fácil. E eles ainda buscam e trazem todos de volta ao hotel! É uma empresa ótima, que nos passou muita segurança.

Super dica do aluguel de carro em Natal!

Agora que você já viu tudo sobre os melhores museus em Natal, temos uma dica muito bacana: o aluguel de carro em Natal é muito barato, e se você estiver em duas ou mais pessoas, para dividir o valor, pode sair até mais barato do que o translado ou táxi que você terá que pagar para ir do aeroporto ao hotel e depois do hotel ao aeroporto. É uma ótima opção para aproveitar melhor sua viagem e economizar muito com táxis e transportes!

Carro em Natal

Com o carro, você pode conhecer praias lindas que são mais afastadas do centro de Natal, ir até Pipa, explorar melhor a cidade e ter liberdade para fazer o que quiser a hora que quiser! Na nossa matéria de aluguel de carro em Natal, nós damos todas as dicas e contamos como conseguir alugar um carro legal MUITO barato. Existe um comparador de preços que é incrível e você vai conseguir preços muito bons.

Como achar hotéis por ótimos preços em Natal

Uma ótima dica para achar hotéis com preços incríveis, na região que você quer, e economizar muito na hospedagem no Brasil, é usar esse Pesquisador de Hotéis. Nós sempre usamos, pois é o maior site do mundo. Por isso ele tem todos os hotéis de Natal com preços imbatíveis, pela forte negociação que fazem com os hotéis. E ficar bem localizado na cidade é super importante! Nós fizemos um mapa personalizado bem legal dentro desse buscador, selecionando a melhor região para ficar em Natal, na melhor praia, e já com os melhores hotéis selecionados, de todos os preços:

Mapa dos melhores hotéis em Natal

É só clicar aqui para ver o mapa. Quando ele abrir, feche-o, coloque a data da sua viagem no buscador, clique em “pesquisar” e depois clique em “mostrar mapa” para abri-lo novamente, com os hotéis disponíveis e preços já na sua data da viagem.

Outra dica legal é que esse buscador oferece cancelamento grátis na maioria dos hotéis de Natal. Como os preços sobem muito rápido, de um dia para o outro, e os melhores hotéis se esgotam rápido, a nossa dica é entrar e já fazer a sua reserva em um bom hotel com cancelamento grátis, para garantir. Acredite: quanto antes fizer a reserva, mais barato vai pagar. Se depois precisar cancelar, não terá custo algum.

Hotel Wish em Natal

Hotéis que já ficamos em Natal e recomendamos demais:

  • Hotel incrível com tudo incluso: um hotel sensacional, com tudo incluso, localizado na melhor praia de Natal. É um dos melhores que já ficamos no mundo, mas o preço é um pouco alto.
  • Hotel ótimo e MUITO barato: um hotel ótimo e muito barato, com localização excelente também, na melhor praia de Natal.
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *